segunda-feira, 7 de setembro de 2015

EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - Na Região sul da Bahia





EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL -  Na Região sul da Bahia
Lucinêde Santos da Silva

A educação é um poderoso instrumento para a transformação social e para a mobilidade individual. Assim como  fonte de crescimento,  indicando  a pretensão de que a população  pode beneficiar-se a si próprios mostrando-se capazes de tirar vantagem da dinâmica da sociedade. Isso vai refletir nas demandas do mercado de trabalho, capacitação da mão de obra., ou seja melhores condições e qualidade de vida.
Vale ressaltar que a educação eleva a  qualidade de vida  e a uma melhor posição social do ser humano. Segundo o professor Paulo Freire, o  ser humano é um ser inconcluso, nunca para de buscar conhecimentos e de resignificar esse conhecimento.
Nesse sentido o homem, passa a transformar a se próprio, a sua casa, o seu entorno, a sua comunidade e consequentemente a sociedade, por ver um mundo de forma critica e passível de mudança. O homem se constitui num sujeito a ser mais neste contexto de transformação social.
O Sul da Bahia desde a década de 80 vem sendo vítima de uma crise econômica que reflete em altos índices de desemprego, causada por diversos fatores. Tais como um grande fluxo da população no êxodo rural. E nos centros urbanos essa referida população, vem contribuindo para uma demanda do crescimento desordenado das cidades. Homens e mulheres a margem da sociedade. Isso por conta das altas taxas de pessoas com baixa escolarização.
Assim podemos refletir que  tanto  no sistema educacional como  no sistema profissional, a população com uma educação de qualidade, com bons níveis educacionais máximos e mais perícia e mais conhecimento representam melhores empregos. Entretanto ainda temos muito a caminhar nesse objetivo no âmbito do nosso território sul baiano.
Pois fica bem claro que  a educação desempenha um importante papel no processo de transformação social. “Como a própria etimologia da palavra sugere, os significados de educação – ex ducere, conduzir ou levar para fora –  e de pedagogia – meninos (paídes), conduzir (ágo) – perpassam a ideia de movimento”.
Diante da crise econômica da região sul da Bahia, como níveis de desemprego e  altos índices de analfabetismo da população adulta, se faz necessário criar condições  para desenvolver políticas publicas voltadas para a oferta da educação desde das creches a EJA. Assim podemos visualizar possibilidades de tomada de posturas e atitudes de mudanças na  região Sul da Bahia. Pois precisas urgentemente retomar o crescimento econômico com o forte de oferta de emprego, para que as pessoas possam ter condições dignas de  vida.

 Isso pode  ser por meio da oferta  da mão de obra qualificada, da reforma agraria, da indústria, do comércio, dos próprios recursos ambientais e consequentemente tudo ira cominar com um processo de  conduta e mudança por meio da educação.

Dessa forma venho a  reafirmar minhas reflexões como os fragmentos de uma singela pesquisa que retrata  bem clara  toda essa  minha singela opinião. Que pontuou que a peça fundamental para a mudança e transformação social se dar por meio efetivo da educação.

Lucinêde Santos da Silva
Pedagoga e Especialista em   EJA                                                                                                           Coord. Técnica Pedagógica da Rede Municipal de Itabuna

Nenhum comentário: