segunda-feira, 7 de setembro de 2015

EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DO SUL DA BAHIA

EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DO SUL DA BAHIA
              Amanda




A Educação é o maior Instrumento de Transformação de uma sociedade, visto que sua presença no contexto histórico da humanidade se fez muito presente nos momentos mais marcantes e revolucionários.
Ela se destaca nos diversos campos de uma sociedade, e sem que as pessoas se deem conta, lá está ela, a Educação agindo e transformando, pois é através de questionamentos pertinentes à sua realidade, que surgem os sinais, as provocações de mudança, afinal de contas, já dizia o saudoso Paulo Freire, que a Educação precisa ser transformadora para de fato acontecer.
Vivemos numa sociedade marcada ainda, por uma grande desigualdade social, mas felizmente, iniciativas governamentais e da sociedade organizada, têm proporcionado oportunidades que garantem uma qualidade melhor de moradia, sustento e formação profissional.
A Bahia faz parte de uma das regiões brasileiras que mais sofrem com os impactos dessa desigualdade, porém, nos últimos anos, estes incentivos, têm proporcionado melhorias para a população. Pessoas estão morando melhor, apesar de ainda não ter chegado à todos.
À cada ano aumenta o número de pessoas que ingressam no Ensino Superior, e essa já foi sua perspectiva muito difícil para sua maioria. Se a Educação tem o “poder” não só de escolarizar, mas de agir positivamente na vida das pessoas, pode certamente transformar uma sociedade, possibilitando, principalmente, que estas pessoas se tornem mais crítico-reflexivas.
É notória, a Transformação Social no Sul da Bahia nos últimos anos, visto que, as oportunidades se ampliaram, as pessoas, apesar da forte crise econômica enfrentada, buscam por melhores condições de vida, e isso envolve, consideravelmente, uma mudança de comportamento social.

Amanda
Pedagoga 

Nenhum comentário: